quinta-feira, 16 de maio de 2019

AMARGOSA: CRISE NA SAÚDE MUNICIPAL FICA EVIDENTE COM A GRANDE PROCURA DOS SERVIÇOS DA FEIRA CIDADÃ

A cidade de Amargosa recebeu na manhã desta quinta-feira (16), a feira de saúde e cidadania promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 

Foi oferecida para a população uma série serviços e procedimentos, como exames de mamografia, ultrassonografia (mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles), ginecologia/preventivo e procedimento odontológicos. O projeto Feira Cidadã é idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente da VSBA, Aline Peixoto, e atende pessoas em município do interior do estado.

O projeto Mutirão de Cirurgias, também integrou a Feira Cidadã para atender e dar encaminhamento as seguintes cirurgias: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia, já sai com o procedimento agendado. Para isso é necessário trazer todos os exames pré-operatórios. Além do apoio estrutural, a prefeitura municipal através da secretaria municipal de saúde também ofereceu à população aferimento a pressão arterial, medição do índice glicêmico e orientação nutricional. 

Um fato que chamou a atenção, foi o grande número de pessoas na busca por atendimento; as enormes filas sinalizam a precariedade dos serviços municipais na saúde percebidos no dia a dia pela população. Tendo em vista a frequente falta de medicamentos, insumos e por vezes, a ausência de médicos e serviços odontológicos nas USF, bem como a extinção das especialidades médicas na Policlínica do município, gerando uma "demanda reprimida" na falta dos serviços de saúde.

A situação crítica na saúde do município foi evidenciada também, no último dia 7 de maio, onde o médico que atuava como diretor do Hospital Municipal de Amargosa, Dr. Heber Araujo, que também era responsável pelo centro cirúrgico da unidade, pediu desligamento e encerrou suas atividades no município.   
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

por David Brito

0 comentários:

CURTA!