segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Aposentados começam a receber a 1ª parcela do 13º salário nesta 2ª feira


Aposentados e pensionistas de todo o país começam a receber nesta 2ª feira (17.ago.2018) a 1ª parcela do 13º salário. Esta parte do abono anual corresponde a metade do benefício.


Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, nesta 1ª etapa serão 29,7 milhões de brasileiros beneficiados. Para os cofres públicos, isso equivale a uma movimentação de R$ 20,7 bilhões.

O depósito será feito na folha de pagamento mensal do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), de 27 de agosto a 10 de setembro, conforme a tabela de pagamentos de benefícios de 2018.

Não há descontos referentes ao IR (Imposto de Renda) na 1ª parcela. Ele só incide sobre a 2ª parte do abono, que será depositada em novembro e dezembro.

BENEFICIADOS:
Tem direito ao 13º salário quem, ao longo do ano, recebeu benefícios previdenciários como:


  • aposentadoria
  • pensão por morte
  • auxílio doença/ acidente/ reclusão
  • salário maternidade

Nos casos de auxílio doença e salário maternidade, o abono anual é proporcional ao período recebido. Os aposentados que começaram a receber o benefício depois de janeiro de 2018, receberão o proporcional restante.

As pessoas que recebem benefícios assistenciais como renda mensal vitalícia ou BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) não têm direito ao 13º salário.

EXTRATO
O extrato mensal de pagamento estará disponível para consulta no site Meu INSS e nos terminais de autoatendimento da rede bancária.
*Poder360

0 comentários:

CURTA!