quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Cachoeira do Sossego, um dos encantos da Chapada Diamantina


Quem visitar a transcendental Chapada Diamantina encontra no variado cardápio turístico a opção de conhecer a belíssima Cachoeira do Sossego. A trilha – partindo da cidade de Lençóis até a cachoeira supracitada – é realizada em aproximadamente 2h30min, numa caminhada de 7Km permeada por vegetação arbustiva cortada pelo Rio Ribeirão.


O início da trilha é realizado em meio à mata fechada num terreno relativamente arenoso. Ademais, durante a trilha, o turista tem o ensejo de banhar-se nas águas relaxantes do Ribeirão de Cima.


Em determinado ponto da trilha, é preciso passar por debaixo duma grande rocha e cortar o curso d’água, sem dúvida, um dos pontos mais estonteantes deste magnífico itinerário.


Além das imponentes formações rochosas sedimentares, o indivíduo mais atento, pode contemplar uma vegetação deveras diversificada com espécimes típicos do cerrado, mata ciliar e campos rupestres e gerais. Vale salientar que a Chapada Diamantina localiza-se no centro do estado da Bahia, logo tem em si um mosaico de biomas.


A parte final da trilha é efetuada no leito rio, numa literal caminhada de pedra sobre pedra. Por ser uma trilha longa e de esforço físico expressivo, recomenda-se realizá-la com guia local credenciado às associações e agências de turismo de Lençóis. Porém, o esforço físico é recompensado com imponente salão rochoso e sublime queda d´água. Indubitavelmente, a Chapada Diamantina tem incontáveis pontos turísticos que podem ser desbravados por aqueles que amam o “diamante rosa” da Bahia e, entre esses pontos, a encantadora Cachoeira do Sossego não pode ser olvidada.


Tosta Neto, 10/01/2018

0 comentários:

CURTA!